DIREITOS HUMANOS PARA AS PESSOAS DE BEM, CADEIA PARA OS BANDIDOS

DIREITOS HUMANOS PARA AS PESSOAS DE BEM, CADEIA PARA OS BANDIDOS

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

PSD e PDT lançam candidaturas

União. Sargento Rodrigues quer que Elaine Matozinhos
seja sua vice, mas ela pretende tentar a reeleição

Tucano Aécio Neves teria interferido para diminuir apoio cobiçado pelo PSB

Foram anunciadas ontem as pré-candidaturas próprias de PSD e PDT para a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). As duas siglas estavam sendo sondadas pelo PSB, do prefeito Marcio Lacerda, para a formação de aliança em torno do nome de Paulo Brant. Nos bastidores, comenta-se que o senador Aécio Neves (PSDB) foi quem articulou essa “jogada”, já que, teoricamente, uma disputa pulverizada poderia ajudar o pré-candidato tucano, o deputado estadual João Leite, além de diminuir os apoios aos socialistas.
O PSD irá lançar o vice-prefeito Délio Malheiros para a disputa. Ontem, ele recebeu uma resolução da executiva nacional da sigla, assinada pelo presidente do partido e ministro das Cidades, Gilberto Kassab, dizendo que a legenda terá candidatura própria e que Malheiros é quem irá concorrer. “Já está chancelado, e não tem mais discussão de nome”, garantiu o vice-prefeito.
Malheiros concorria internamente na legenda com o deputado federal Jaime Martins. A escolha do nome seria feita hoje, na convenção partidária. Martins criticou a decisão. “Infelizmente, o Délio, que entrou pelas portas dos fundos do partido, será o candidato. Houve uma intervenção de São Paulo em Minas para ter saído esse resultado, que não foi um posicionamento democrático nem uma escolha dos mineiros”, declarou.
Persistência. Depois de muito insistir, Reginaldo Lopes
 conseguiu convencer Jô a compor chapa
Até os últimos dias, o PSB ensaiava com o PSD uma aliança para o pleito municipal. Lacerda queria que a legenda de Kassab indicasse um vice para Brant. Internamente, caciques do PSD dizem que a escolha de Délio se deu por uma “jogada” de Aécio Neves. “Essa movimentação foi uma tentativa de o Aécio isolar o Lacerda na eleição. E, além disso, ele e o (ministro) José Serra estão fazendo a mesma jogada em diversas cidades para tentar isolar Geraldo Alckmin (prefeito de São Paulo). Tudo isso pensando em 2018”, disse uma fonte.

Braço. O PDT também era cobiçado pelos socialistas, mas, depois de muitas idas e vindas, a sigla anunciou ontem que decidiu lançar o deputado estadual Sargento Rodrigues, com o apoio do PTB, à PBH. Segundo interlocutores, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, teria fechado apoio a Lacerda, também com a possibilidade de indicar o vice.
No entanto, Rodrigues garantiu que seu nome está certo. Segundo o deputado, Lacerda teria tentado “atrapalhar” sua candidatura. “O prefeito só oficializou o pedido para o PDT formar vice quando viu que estava ficando isolado e não conseguia outras legendas. Partiram para uma posição quase que desesperadora”, explicou.
Rodrigues disse estar muito feliz com a chegada do PTB, que “viabilizou” sua pré-candidatura. “A gente tem que ser muito sincero, o tempo de TV tem um peso de moeda de ouro. Com a chegada do PTB, nós vamos para 1 minuto e 45 segundos, tempo razoável para uma disputa equilibrada”, declarou.
Antes de fechar com Rodrigues, o PTB já tinha manifestado apoio ao PSDB. “A política é muito dinâmica”, afirmou a vereadora Elaine Matozinhos, presidente do diretório municipal do PTB. “Avalio Lacerda como um dos grandes prefeitos que tivemos. Mas (a aliança) é uma questão partidária, que não depende só da presidente”, ponderou a vereadora.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário