DIREITOS HUMANOS PARA AS PESSOAS DE BEM, CADEIA PARA OS BANDIDOS

DIREITOS HUMANOS PARA AS PESSOAS DE BEM, CADEIA PARA OS BANDIDOS

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

MPF vê indícios de irregularidades em campanha de 10.531 candidatos em minas

A doação de empresas está formalmente proibida nas eleições deste ano mas, fora do papel, muitos candidatos ainda parecem recorrer a essa alternativa. Só em Minas Gerais, o Ministério Público Federal (MPF)descobriu indícios das chamadas contas irregulares em 10.531 campanhas. E a principal falha detectada é a incompatibilidade entre o valor cedido e a renda do doador, o que indica a utilização indevida de CPFs para ocultar o “agrado” com origem em grupos empresariais. Em outras palavras, nesse pleito, surgiu com força a figura dos famosos “laranjas”.
 Dentre as fraudes envolvendo falsos doadores estão, por exemplo, casos de beneficiários do Bolsa Família. Existem ainda suspeitas de empresas que utilizam o CPF dos funcionários para maquiar a liberação de recursos de pessoa jurídica, que foi proibida nesta eleição. Há casos até de falecidos doando para certos candidatos. 
Os números confirmam a teoria apresentada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, de que essas eleições poderiam se tornar um “laranjal” após a proibição das doações por empresas. 
As informações sobre as contas irregulares foram recolhidas pelo MPF por meio do Sistema Sisconta Eleitoral. Usada pela primeira vez neste ano, a ferramenta faz o cruzamento de dados de doadores e candidatos fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Minas, o número de campanhas que passarão por uma análise da Justiça equivale a 13,46% dos 78.231 candidatos a prefeito e vereador. 

Marcos Valério negocia delação premiada dos mensalões do PT, PSDB e 'Lava Jato'

Valério foi levado à Nelson Hungria às 18h por um
carro do Grupo de Escolta Tática Prisional (Getap)
O operador do mensalão do PT e do PSDB, Marcos Valério, prestou depoimento ao Ministério Público Estadual (MPE) na tarde desta quarta-feira (28). Valério negocia delação premiada no caso do mensalão tucano, mensalão do PT e também na operação "Lava Jato". Segundo o advogado do publicitário, Jean Kobayashi, a delação envolveria pessoas de vários estados, além de nomes do executivo, do legislativo e, até mesmo, do judiciário. 
Ele ficou no órgão por mais de 4h e foi ouvido por procuradores federais e pelos promotores que analisam o pedido. Um relatório será formulado e enviado ao Procurador Geral da República, Rodrigo Janot. A expectativa da defesa é a de que a delação seja homologada em breve. "Tudo o que o Marcos Valério falou em 2012 foi comprovado com a prisão de Bumlai e Palocci, por exemplo", disse Kobayashi. 
Na época, mais de 20 nomes entre pessoas com e sem fórum privilegiado foram citados por Valério. Em troca de dar mais informações sobre o sistema de corrupção que financiou a campanha de reeleição de Eduardo Azeredo, em 1998, o operador quer ser transferido para a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). 
A defesa acredita que ele terá mais segurança no local. O publicitário está preso desde novembro de 2013 na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, onde cumpre pena de quase 40 anos por operar o Mensalão do PT.

Encontro com Moro
Em depoimento em Curitiba no último dia 12, ele afirmou ao juiz Sérgio Moro que Lula era chantageado em Santo André. O autor da chantagem e o motivo não foram informados. Segundo o condenado, a vida dele corria perigo. "Marcos Valério vai dizer tudo na delação", garantiu Kobayashi. 
Os ex-ministros do PT José Dirceu e Gilberto Carvalho também estariam sofrendo extorsão na cidade paulista, conforme afirma Valério. As chantagens, segundo a investigação, têm relação com a morte de Celso Daniel, prefeito de Santo André, em 2002.
Hoje em Dia

'Não acredito que cometam esse absurdo', diz Dilma sobre eventual prisão de Lula

A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou que não acredita que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será preso. Na semana passada, Lula se tornou réu na Operação "Lava Jato" acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. "Não acredito que eles cometam esse absurdo. Não porque sejam bons, mas porque acredito que também não são burros", disse Dilma, em entrevista à TV Educativa da Bahia, na terça-feira (27).

Segundo Dilma, a prisão de Lula transformaria o ex-presidente em um "herói" e isso não seria interessante aos adversários. "A estratégia é tentar inviabilizar a sua candidatura para 2018", opinou Dilma. Segundo ela, o "golpe" que a tirou do poder só será completo com a condenação e o impedimento de Lula ser candidato. A petista comentou que a tentativa de afirmar que a relação entre ela e Lula tenha desgastes é uma "estratégia de enfraquecimento" contra os dois.

TJMG determina reintegração de posse da Mata do Isidoro

Sem-teto invadiram terreno em 2013 e tiveram pedido de mandado de segurança negado pelos desembargadores por 18 votos a um

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou pedido de moradores das ocupações Rosa Leão, Vitória e Esperança, na área conhecida como Mata do Isidoro, Região Norte de Belo Horizonte, para que a Polícia Militar e o governador de Minas fossem impedidos de realizar a reintegração de posse do terreno ocupado por eles sem o cumprimento de uma série de diretrizes, como a identificação do abrigo para o qual as famílias seriam levadas e das medidas de proteção destinadas aos desalojados. O mandado de segurança foi negado pelos desembargadores por 18 votos a um.

Funcionários acusam candidato à PBH de dar calote na campanha

Os jovens afirmam ter trabalhado nas ruas e fazendo postagens nas redes sociais de Luis Tibé por um salário de R$ 500. Eles tentam ser recebidos pelo candidato

Parte do grupo foi para os fundos da TV cercar
o candidato (foto: Ramon Lisboa / EM / D.A.Press)
O candidato do PTdoB à Prefeitura de Belo Horizonte, Luis Tibé, passou por uma saia justa na madrugada desta quarta-feira, na saída do debate da TV Alterosa. Um grupo de jovens se dividiu nas entradas da emissora para tentar acertar as contas com o deputado federal. Segundo relatam, cerca de 30 a 50 pessoas fizeram propaganda para o candidato por meio de uma empresa e não receberam o pagamento. 

O estudante Israel Roberth, 17 anos, disse que há cerca de três meses, Tibé contratou pessoas para divulgar a imagem dele nas redes sociais e fazer pesquisa de campo nas ruas, perguntando quem o conhecia e dando informações sobre ele. O trabalho foi nas regiões Leste e Oeste. “Nos prometeram R$ 500 por mês e não pagaram”, afirmou. 

PRIVILEGIÔMETRO Trabalhador demora 68 anos para ganhar o que vereador recebe em 4 anos

Aplicativo permite comparar rendimento do parlamentar de BH com outros salários


Com o objetivo de chamar atenção para o valor recebido pelos parlamentares no Brasil, aplicativo lançado nessa quarta-feira compara o salário de vereadores com o rendimento dos moradores de Belo Horizonte. Em comparação com o salário médio dos trabalhadores da capital mineira, o valor recebido mensalmente pelos vereadores é quase oito vezes maior. Além disso, os políticos ainda recebem verbas extras para cobrir gastos, como o “auxílio paletó” pago duas vezes ao longo do mandato, valor equivalente a um salário.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

LIDERANÇA FEMININA Conheça a paisagista que lidera grupo de motociclistas de BH

À frente de grupo de barbados, Moema Bernardes é uma das raras mulheres de BH a pilotar a possante Harley-Davidson e se prepara para guiar a turma pela famosa Route 66, nos EUA

Uma das poucas mulheres em Belo Horizonte a pilotar uma Harley-Davidson, a Softeil FX, que pesa 300 quilos, a paisagista Moema Bernardes, de 51 anos, comanda o grupo Anarquistas, à frente de mais de 15 motociclistas guiando suas possantes máquinas pelas estradas de Minas. Nos fins de semana, eles deixam as respectivas mulheres para trás e seguem as ordens de Moema, a única a levar o marido, Armando Bernardes, de 52, junto na aventura. “Não se assuste com meus brothers, viu? Eles são grandes, barbados, mas debaixo dessa capa de monstrões, na verdade escondem-se almas delicadas, amigas, com família e filhos, tudo bonitinho. Se duvidar, sou até mais grosseira do que eles”, brinca a mulher, que se impõe pelas tatuagens, espírito de liderança e gargalhadas contagiantes. Em abril, o grupo se prepara para fazer o percurso da famosa Route 66, desta vez com as mulheres, nos Estados Unidos.




“Meninos, venham cá, a equipe de reportagem quer conversar com vocês!”, afirma Moema, com voz de comando, convocando os integrantes a se apresentarem, já, para a entrevista. Ao ouvir o chamado de Moema, o grupo que estava disperso, batendo papo mais à frente, se aproxima em minutos, no ponto marcado, dentro do posto de gasolina do condomínio Alphaville, em Nova Lima. “Ai de quem desobedecer. Moema manda e desmanda na gente”, ri o engenheiro Carlos França, que leva na garupa a filha, Marina, de 27. “É isso aí: a Moema é nossa líder”, confirma o engenheiro José Maurício Gianetti Filho, de 49. “Em geral, as mulheres não pilotam. Você já sentiu o peso de uma Harley? Só a Moema mesmo!”, completa o economista Alexandre Machado, de 48, caçula da turma.

Para subir em uma Harley, segundo explica a líder dos Anarquistas, não dá para usar saias nem manter postura de mocinha. “Tem de ter um certo arrojo, uma ponta de coragem para pegar a estrada e ser capaz de ajudar se a moto de um colega tombou. A gente está ali para tudo. Não dá para ser mocinha, mas cabe ser feminina”, compara Moema, que não dispensa rímel nos olhos, anéis de caveira e um detalhe charmoso, como um lenço esvoaçante no pescoço. “A gente pode até deixar o lenço para trás, mas não pode esquecer o documento, não é? Vai que tem uma blitz ali na estrada”, brinca Moema, que não perde uma chance de animar a turma. Um dos momentos divertidos foi quando ela publicou a própria foto durante a recepção de um casamento, de vestido longo, salto alto e maquiagem: “Só assim acreditaram que eu era mulherzinha!” 

AVENTURA Na verdade, Moema fundou o grupo Anarquistas, há cerca de cinco meses, com o objetivo de arranjar um grupo menor, em que os integrantes têm afinidades entre si e seguem a regra única de não ter regras. Geralmente, a turma sai aos sábados para pilotar as motos aonde o vento levar, com os pés posicionados nos pedais lá na frente, bem largadões. Se a moto de um colega quebrar ou se der vontade de buscar um lugarzinho para almoçar, ótimo. Os melhores passeios são os menos programados”, ensina a fundadora do grupo, que pode decidir entre fazer um “bate e volta” à cidade de Tiradentes, dirigindo 350 quilômetros no mesmo dia. Se der banzo, vale uma ida a um restaurante em Moeda.

Os Anarquistas quebram a cultura comum aos grupos de Harley-Davidson e similares, cujos encontros ocorrem com hora marcada, tanques já cheios e pneus calibrados. “No nosso grupo, não precisamos sair tão cedo, porque não temos tanta pressa de voltar. Deixamos as regras para os dias da semana. Aos sábados, nosso compromisso é com a gente mesmo”, prega ela, nascida em Salvador, já com o típico espírito baiano de querer aproveitar a vida. “Meu papel é de agitar o grupo, de não deixar esmorecer, de estar sempre organizando a programação”, lembra ela que, mal chegou de um dia inteiro acelerando nas rodovias e, na segunda-feira, já postou a provocação no grupo. “E então, pessoal, qual vai ser a agenda do próximo encontro? Alguém aí tem uma sugestão?”.

Outra norma quebrada por Moema foi ceder o posto natural de road captain para o marido e os outros integrantes do grupo, o que significa se habilitar a ir na frente na estrada, guiando o restante dos colegas e, de certa forma, abrindo mão de simplesmente curtir o passeio. “Eu e o Armando temos um sistema de rádio-comunicador em nossos capacetes. Ele vai na frente, guiando o grupo. Pelo rádio, dou o sinal de que é possível fazer a ultrapassagem. Sempre fico por último e, por mais lento que vá o colega, nunca deixo ninguém para trás. Boto a mão para fora e seguro a estrada, até que todos passem em segurança. Só então libero o trânsito”. Na filosofia dessa anarquista sobre duas rodas, as últimas poderão ser um dia as primeiras. Por que não?

O culto à Harley-Davidson da parte de Moema surgiu durante uma viagem solitária à Europa, perto de atingir os 50 anos. Em busca de um novo propósito na vida, com os filhos criados, ela decidiu investir em torno de R$ 30 mil na compra do equipamento, que ficou guardado na loja até que tomasse coragem de contar a extravagância ao marido. “Levei a bronca, mas ele teve de aceitar. Tempos depois, ele comprou outra para ele e, há dois anos é só o que nós dois fazemos nos fins de semana”, emenda ela, com uma nova gargalhada.

Easy Rider
Para abril de 2017, o grupo Anarquistas já acertou pacote para seguir para os Estados Unidos, desta vez levando a família, com a missão de realizar o sonho de percorrer a histórica Route 66, a estrada mais famosa do mundo. Com as motos alugadas por lá, os integrantes pretendem refazer parte da trajetória narrada no longa Easy Rider (Sem Destino), de 1969, que mostrou dois motociclistas viajando pelas principais estradas do Sudeste dos EUA em busca de liberdade, vividos pelos atores Dennis Hopper e Peter Fonda.

Estado de Minas

Polícia Civil recebe reforço de novas viaturas para atuar na Grande BH

Foram entregues 134 veículos que vão incorporar a frota da corporação em unidades em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e Região Central

Unidades da Polícia Civil em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e algumas da Região Central de Minas vão receber novas viaturas, do tipo Fiat Weekend Adventure, com compartimento para transporte de detentos. Foi o primeiro lote de 134 veículos para atender aos departamentos da corporação em 33 municípios, entregues nesta segunda-feira pelo governador Fernando Pimentel, em cerimônia no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, na capital. A previsão é de que mais 100 carros sejam entregues no segundo lote.


Durante o evento, o governador destacou a mudança de modelo em relação à frota da Polícia Civil. "Estamos adotando a frota alugada, que a Polícia Militar já está usando. Creio que é um modelo muito mais eficiente, muito mais operacional do que a gente ter frota própria. Quem é delegado, investigador de polícia, escrivão, enfim, quem está na atividade policial sabe disso”, afirmou Pimentel. Os carros foram locados por meio de processo licitatório. 

18º BPM APREENDE AUTORES DE ROUBO E RECUPERA PRODUTOS

No dia 23 de setembro, durante rastreamento em torno de um roubo ocorrido no Bairro Sapucaias, militares da 283ª CIA lograram êxito na localização de 03(três) indivíduos, entre eles um menor. Com os suspeitos foram recuperados 07 (sete) aparelhos celulares, 01(um) par de tênis e 01(um) veículo Fiat Siena, tomado de assalto. Foi apreendido também, 01(um) simulacro de revólver utilizado na ação criminosa.
            
No dia 24 de setembro, um indivíduo foi preso em flagrante por guarnição da 25ª CIA TM, logo após praticar dois roubos a dois ônibus coletivos (NACIONAL/ELDORADO). O suspeito foi levado à presença das vítimas e foi prontamente reconhecido. Com ele foi encontrado R$115,00(cento e quinze reais), dinheiro arrecadado durante os roubos. Foi constatado ainda, mandado de prisão em desfavor dele.
            Diante dos fatos expostos acima, os materiais arrecadados e os indivíduos apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para demais providências cabíveis.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 18º BPM

Preso um dos suspeitos de assassinar a tiros policial militar em Contagem

Crime ocorreu no fim da tarde do domingo, quando o soldado Daniel Rocha foi morto a tiros por criminoso que roubou sua arma. Polícia procura autor dos tiros

Um dos irmãos suspeitos de assassinar um policial militar no domingo foi preso no começo da noite desta segunda-feira, em sua casa, no Bairro Riacho das Pedras, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele é apontado como o homem que deu fuga ao autor dos tiros que mataram o soldado PM Daniel Assis Rocha, que trabalhava no 34º Batalhão da PM, Noroeste da capital. O homicídio teve como motivação o roubo da arma do policial. 


O crime aconteceu no fim da tarde do domingo, no Bairro Flamengo, em Contagem. Daniel Rocha foi encontrado morto dentro de seu veículo, estacionado na Rua Marco Aurélio Rabelo, com várias perfurações de tiros. De acordo com testemunhas, o autor dos disparos é um homem conhecido como “Betinho”, que roubou a arma do PM e o matou. 

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

ASSISTA! Dupla xinga Lindbergh Farias (PT) e agride sua esposa no Rio

O senador petista saía de um restaurante na Barra da Tijuca quando acabou abordado por um casal, na noite de sexta-feira (23)


O senador era um dos principais
defensores de Dilma no senado
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), de 46 anos, saía de um restaurante na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira (23), acompanhado pela mulher, quando foi xingado por um rapaz e uma mulher. Ele respondeu aos insultos, e a discussão se estendeu por cerca de três minutos. O rapaz chegou a tirar a camisa para tentar agredir Lindbergh, mas foi contido. Segundo Lindbergh, o desconhecido chegou a empurrar sua mulher, que caiu e feriu o joelho e o braço. O senador petista registrou o caso na 15º DP (Gávea) por lesão corporal, injúria e dano ao patrimônio.
Um vídeo veiculado na internet mostra o rapaz e a mulher gritando "Fora, Lindbergh", "Fora, PT" e chamando a ex-presidente Dilma Rousseff de "safada". O senador, que já havia saído do restaurante e caminhava na calçada, reagiu classificando o casal como "fascista". A discussão se acirra até que o rapaz tira a camisa e se aproxima de Lindbergh, mas é contido pela mulher.
Assista:

Em seu perfil no Facebook, o senador petista narrou o episódio: "Na noite de sexta, saí para jantar com minha esposa e amigas. Ao final, um indivíduo, sentado em uma mesa próxima, passou a nos insultar e gritar que 'quem apoia Lula não pode jantar aqui' Estávamos saindo, mas o cidadão veio atrás de nós, provocando e ofendendo. Não satisfeito, o homem tirou a camisa, empurrou minha esposa no chão, deixando-a com escoriações no joelho e no braço, e partiu para a agressão física contra mim, que reagi, indignado e em legítima defesa. É inaceitável que fatos como este ocorram. Não podemos achar normal que atitudes fascistas aconteçam sem punição. Não serei intimidado pelos porta-vozes do ódio. É lamentável que as ideias sejam substituídas pela violência, que algumas pessoas sintam-se no direito de perseguir, ofender, ameaçar e agredir fisicamente quem pensa diferente, e que tal episódio tenha ocorrido na presença de meus familiares. Registrei queixa na Delegacia de Polícia e tomarei as medidas cabíveis contra os agressores. Espero que estes sejam identificados e punidos, dando um basta na intolerância."
Até este domingo (25), o casal envolvido na agressão verbal ainda não havia sido identificado pela polícia.
O Tempo

BAIRRO FLAMENGO Policial militar é assassinado a tiros dentro de carro em Contagem

Daniel Assis Rocha, lotado na 8ª Companhia do 34º Batalhão, foi atingido por diversos disparos

O soldado Daniel Assis Rocha estava de
 plantão na madrugada desse domingo (25)
Um soldado da Polícia Militar (PM) foi executado na tarde desse domingo (25), em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Daniel Assis Rocha era lotado na 8ª Companhia do 34º Batalhão, localizada no bairro Alípio de Melo, na região Noroeste da capital mineira. 
O militar foi encontrado já sem vida no interior de um veículo Volkswagen Gol preto, na rua Marco Aurélio Rabelo, próximo à marginal da BR-381, no bairro Flamengo. A perícia da Polícia Civil foi acionada e as informações iniciais não dão conta de um número exato, mas que a vítima foi atingida por diversos disparos. 
Testemunhas relataram que o militar foi abordado por um homem que é conhecido como "Betinho", por volta das 17h. Este suspeito teria roubado a arma do militar e utilizado o mesmo armamento que acabara de subtrair para executá-lo.
Segundo informações extraoficiais, o soldado Daniel estaria em um bar quando suspeitos perceberam que ele estava com a arma e resolveram roubá-la.
Buscas são realizadas na região por policiais do 18º e 39º batalhões da PM, porém, até o momento ninguém foi preso pela corporação. 
O Tempo

OMERTÁ Ex-ministro Antonio Palocci é preso na 35ª fase da Lava Jato

Nesta etapa são investigados indícios de uma relação criminosa entre o ex-ministro da Casa Civil e da Fazenda com o comando da principal empreiteira do país

Investigado principal atuou diretamente
como intermediário do grupo político do
qual faz parte perante o Grupo Odebrecht
A Polícia Federal (PF), com o apoio da Receita Federal, deflagrou na manhã desta segunda-feira (26), a 35ª fase da operação Lava Jato, intitulada operação Omertá. As equipes policiais estão cumprindo 45 ordens judiciais, sendo 27 mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão temporária e 15 mandados de condução coercitiva.
Aproximadamente 180 policiais federais e auditores fiscais estão cumprindo as determinações judiciais em cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Bom dia, Senhores!

Em comemoração a Semana Nacional de Trânsito haverá Treino Prático de Condução de Viaturas do 18º BPM, que será realizado dia 23 de Setembro às 10:00 horas, na Rua José Pedro de Araújo, nº 143, no Bairro Cinco em Contagem, ao lado da Fábrica de Biscoitos Aymoré.  Gostaríamos, que esse evento fosse divulgado para o público mineiro, portanto ficaríamos honrados com seu apoio.
Obrigada!

Para mais informações: (31) 99776-5915

ASSESSORIA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 18º BPM

Defesa de Bruno entra com novo pedido de liberdade

Ex-goleiro do Flamengo foi condenado
pela morte da ex-amante
A defesa do ex-goleiro Bruno entrou nesta quinta-feira (22) com um novo pedido de liberdade de seu cliente no Tribunal de Justiça de Minas Gerais  TJMG). O ex-atleta foi condenado a 22 anos e três meses de prisão pela morte da ex-amante Eliza Samudio. Os advogados de Bruno estão atuando em duas frentes. No recurso apresentado nesta quinta-feira, Lúcio Adolfo pede também para que, caso Bruno não tenha a liberdade concedida, possa, ao menos, ter autorização para trabalhar fora da prisão.
Na última quarta-feira (21), a Justiça de Minas acolheu o recurso da defesa do ex-atleta que pede a anulação do atestado de óbito de Eliza Samudio.  A jovem desapareceu em 2010 e seu corpo nunca foi encontrado, apesar de várias buscas. Bruno e mais cinco pessoas foram condenadas pelo sequestro, pela morte e pela ocultação do cadáver de Samudio.Não há previsão de julgamento do recurso, mas a anulação da prova pode contribuir para a nulidade da condenação e um novo julgamento do ex-goleiro.
No pedido acatado na última quarta-feira, a defesa já havia anexado um pedido de liberdade de Bruno, mas a Justiça negou. Nesta quinta-feira, a defesa entrou com a reconsideração do pedido.
Hoje em Dia

Eike entregou documentos de repasse a marqueteiro do PT e reunião com Mantega

Eike foi citado por delator da Lava Jato que
apontou propinas e fraudes em licitações
O empresário Eike Batista entregou documentos ao Ministério Público Federal para comprovar o que disse em depoimento, em 20 de maio, sobre o pedido de R$ 5 milhões para o PT feito pelo ex-ministro Guido Mantega e sobre o repasse para o marqueteiro do PT João Santana em contra secreta na Suíça.

Ex-controlador da OSX, o empresário entregou documentos como a agenda oficial com o ministro Mantega, em Brasília, o registro de voo, contratos falsos firmados com empresas de Santana e os comprovantes de transferência de uma conta sua no exterior para a conta do casal João Santana e Mônica Moura em nome da offshore Shell Bill Finance - de US$ 2,3 milhões, em 2013.

CASA CAIU 'Paizão' do tráfico cai na mão da PM e leva oito 'filhos' junto em BH

Homem tentou comprar policiais com drogas, armas e carros roubados; durante operação, cerca de 100 kg de maconha foram apreendidos

Material apreendido com o grupo
"Não posso ser preso. Tudo aqui na região gira em torno de mim". Foi com essa justificativa que um homem de 25 anos, conhecido pelo apelido de "Paizão", tentou comprar policiais para escapar da prisão nessa quarta-feira (21) na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. Junto com o suspeito, outros oito integrantes do grupo foram detidos.

BRASIL Bolsistas doaram R$ 16 milhões

Beneficiários do Bolsa Família surgem na lista de doadores de campanhas


A maior doação realizada por um beneficiário
do programa foi de R$ 67 mil
BRASÍLIA. Em cruzamento de dados feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram detectadas doações para campanhas eleitorais de quase R$ 16 milhões feitas por pessoas que recebem o Bolsa Família. Essas informações foram repassadas nesta quinta-feira (22) pelo presidente do TSE, Gilmar Mendes, ao ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.

A intenção do cruzamento é investigar indícios de irregularidades em doações feitas aos candidatos. No caso dos beneficiários do Bolsa Família, o objetivo é verificar se eles possuem renda para doar.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

VemPraRua pressiona deputados a abandonar governo Pimentel


O movimento VemPraRua, que agitou cidades em todo o país para pedir o impechment da então presidente petista Dilma Rousseff, fez nessa terça-feira (20) mais uma investida, desta vez contra o governo de Fernando Pimentel (PT), indiciado em inquérito da Polícia Federal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, na Operação Acrônimo. Nessa terça-feira (20), um grupo esteve na Assembleia Legislativa de Minas e percorreu cada um dos gabinetes para exigir que deputados deixassem a base de governo de Pimentel. O grupo também exigiu o protocolo de recebimento de uma carta apócrifa, que traz apenas o nome do momento, e na qual estabelecem o prazo de 24 horas para que os parlamentares se manifestem pelo afastamento do governo petista.

CASO DE CONTAGEM Mulher que matou e tirou olhos de jovem por ciúmes do ex é condenada

Além de Gislene, outras duas pessoas foram condenadas pelo crime; vítima foi mantida em cativeiro, teve os cabelos raspados e os lábios cortados


Poliane foi sequestrada na porta de casa
Gislene Cátia da Silva Ferreira, de 38 anos, foi condenada a 21 anos e sete meses de prisão pela morte de Poliane Santana de Castro em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O caso aconteceu em 2015 e chocou os moradores da cidade pela crueldade.  Por ciúmes do ex-marido, com quem a vítima tinha iniciado um relacionamento, ela arrancou os olhos e raspou o cabelo da jovem. Outras duas pessoas foram condenadas pelo crime.
De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Gislene, conhecida pelo apelido de Gisa, Camila Fernanda Ramos, de 26, e Jefferson da Silva Santiago, de 25, foram condenados por sequestro, homicídio qualificado e ocultação de cadáver.
Conforme denúncia do Ministério Público (MP), Gisa, que também era a líder do tráfico do bairro Maracanã, na mesma cidade, resolveu matar Poliane após saber do relacionamento do ex-companheiro com a vítima. Com raiva, ela chamou os outros dois denunciados para ajudar a cometer o crime.

LAVA JATO Lula vira réu pela segunda vez

Sergio Moro aceitou denúncia do MPF contra o ex-presidente por corrupção e lavagem de dinheiro


Curitiba. O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da operação Lava Jato que não envolvam pessoas com foro privilegiado, aceitou nessa terça-feira (20) a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. Lula também responde a outro processo sob acusação de atrapalhar as investigações sobre o petrolão.

O petista afirma ser inocente e se diz alvo de perseguição política. Lula foi apontado pelo MPF como beneficiário direto de R$ 3,7 milhões em propina – paga pela empreiteira OAS – que seria oriunda de contratos da Petrobras. Além da reforma do triplex, o montante financiou, segundo a acusação, o transporte e o armazenamento de bens pessoais de Lula de Brasília para São Paulo, após o término de seu governo.

REAÇÃO “Estou muito triste”, diz Lula

Ex-presidente afirma que denúncia é um “conluio” de procuradores e agentes da Polícia Federal


Igualdade. “Um ex-presidente tem que ter o mesmo
 tratamento que um servente de pedreiro”, disse Lula
NOVA YORK, EUA. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se disse “indignado” e “triste” com a decisão do juiz Sergio Moro de aceitar a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e transformá-lo em réu na Lava Jato. Seus advogados divulgaram nota afirmando que o magistrado “perdeu a imparcialidade para julgar o ex-presidente”.

O petista desabafou contra a decisão durante transmissão online de um evento organizado por simpatizantes em Nova York, chamado “Stand With Lula” (Permaneça com Lula). “Não deve ter nenhum cidadão nesse mundo hoje mais indignado do que eu. As pessoas que estão fazendo esse processo, que na verdade é um conluio entre alguns agentes da Polícia Federal, alguns agentes do Ministério Público e, eu diria, alguns agentes da Fazenda. Ninguém pode ser julgado por convicção de um promotor. Quem deve ter convicção é o juiz, a partir do que está nos autos do processo”, discursou.

PESQUISA DataTempo aponta empate técnico entre João Leite e Kalil

Deputado lidera numericamente, com 24,7%, contra 19,9% do empresário


Nova pesquisa DataTempo/CP2, realizada entre os dias 10 e 13 de setembro, aponta um empate técnico entre os candidatos do PSDB, João Leite, e do PHS, Alexandre Kalil, no limite da margem de erro. De acordo com os dados, se a eleição fosse hoje, os dois disputariam um segundo turno pelo comando da cidade.

O levantamento registra a liderança numérica do deputado estadual tucano, que tem 24,7% das intenções de voto. Ele oscilou negativamente em relação ao levantamento realizado em agosto, quando somava 26,3%. Já o empresário foi de 19,3% para 19,9%. As duas oscilações se deram dentro da margem de erro, que é de 2,64 pontos percentuais para mais ou para menos. De acordo com ela, João Leite pode ter de 22,06% a 27,34%. Já Alexandre Kalil pode variar de 17,26% a 22,54%.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

SEGURANÇA Lei antidrogas faz dez anos sem vencer guerra contra o tráfico

Legislação de 2006 diferenciou usuário de traficante, mas não reduziu prisões pelo crime no país


Era tarde de terça-feira quando um barulho de fogos alcançou as janelas da 4ª Delegacia de Polícia do Barreiro, que apesar do nome fica no bairro Estoril, na região Oeste de Belo Horizonte. Um foguetório àquela hora do dia parecia estranho, mas todos ali trataram com naturalidade e sabiam o motivo da “festa”: mais um carregamento de drogas chegava ao conjunto de favelas do aglomerado da Serra, não muito longe dali. O sinal já conhecido do tráfico é uma das provas de que a chamada Lei de Drogas (11.343/2006), que acaba de completar dez anos no Brasil, não trouxe o que comemorar no combate ao crime.

DROGAS Crime gera violência e mortes

Em Minas Gerais, 60% dos homicídios estariam ligados ao tráfico, segundo estimativa da polícia


Violência. Tráfico de drogas motivou 204 assassinatos
em BH nos primeiros sete meses deste ano
O combate às drogas no Brasil, feito em cumprimento à Lei 11.343/2006, produz um cenário de guerra. Milhares de jovens morrem todos os anos, mas não por overdose, e sim assassinados – a maioria em crimes ligados direta ou indiretamente ao tráfico. O número de óbitos por uso abusivo de substâncias entorpecentes foi de 33 em Belo Horizonte de janeiro deste ano até agora, enquanto o de homicídios chegou a 341 nos primeiros sete meses de 2016 – sendo que 60% (204) teriam relação com o tráfico de drogas, se considerarmos uma estimativa feita pela Polícia Civil no ano passado para as mortes em todo o Estado.

EMPRÉSTIMO Governo dá aval para que Estados tomem até R$ 20 bi

Ministro garante que o Tesouro vai acelerar a autorização


“Não dá”. Ministro da Fazenda descarta a possibilidade
de liberação de recursos do próprio Tesouro
BRASÍLIA. Empenhado quase integralmente em garantir o sucesso de seu programa de ajuste fiscal, que ancora o crescimento das despesas públicas ao limite máximo da inflação do ano anterior, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, se viu cercado na última terça-feira por 25 governadores em busca de mais recursos financeiros.
Ao menos 14 deles ameaçam decretar estado de calamidade pública por causa da crise. Meirelles diz que não pode ceder. “Não tem dinheiro”, justifica. Mas ofereceu uma saída: aval da Fazenda para que os Estados tomem novos empréstimos. Segundo ele, os governadores podem levantar até R$ 20 bilhões ainda este ano. “Existe um espaço na Lei de Responsabilidade Fiscal em que a União pode garantir empréstimos contraídos pelos Estados e pretendemos usar todo esse espaço para dar aval aos Estados que têm condições técnicas de tomar empréstimo até R$ 20 bilhões. Isso é uma ajuda importante, é um aval que torna viáveis empréstimos”, disse o ministro.

Minas tem 16 candidatos a prefeito que podem ser eleitos com voto único

Candidatos a prefeitos de 16 cidades mineiras não enfrentam concorrência e precisam só do próprio voto para serem eleitos. Mesmo assim, dizem que corpo a corpo na campanha é necessário para defender suas propostas de governo e garantir o apoio da população

Quem pensa que todo político tem que levantar cedo, gastar muito dinheiro e ficar na rua o dia todo para conseguir ser eleito está enganado. Para alguns que tentam chefiar prefeituras – 16 em Minas Gerais e 97 no Brasil –, a campanha não é necessária. Isso porque eles são os únicos em suas cidades que registraram candidatura e, por isso, basta o próprio voto para conquistar o mandato. Mesmo nessas condições, os candidatos mineiros garantem bater nas portas de casa em casa para convencer os eleitores a torná-los ou mantê-los no cargo de prefeito.

Ex-senador Suplicy se envolve em tumulto durante manifestação na Paulista

Eduardo Suplicy foi empurrado por policiais militares e recebeu jatos de spray de gás de pimenta no rosto

PM mostrou seu despreparo na manifestação pacífica da Paulista. Reprimiu todos com gás de pimenta. Foto: Paulo Pinto
São Paulo, 18 - O ex-senador e candidato a vereador na cidade de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Eduardo Suplicy se envolveu há pouco em um início de tumulto na Avenida Paulista. Foi empurrado por policiais militares e recebeu jatos de spray de gás de pimenta no rosto. Por meio do Twitter, Eduardo Suplicy criticou a atuação da PM durante os protestos. 

O ex-senador discursava do alto de um palanque quando a confusão começou. Policiais militares abordaram uma vendedora ambulante e retiraram dela uma caixa térmica. Pessoas que participavam de mais uma manifestação contra o governo Temer, convocada por movimentos sociais de esquerda, se aglomeraram em volta dos policiais.

Suplicy desceu do palanque e tentou falar com os policiais, mas foi empurrado e afastado com gás de pimenta. O tumulto durou pouco tempo.

Estado de Minas