Oficio
07/2015- Sect
Contagem, 22
de dezembro de 2015
Ilmo Senhor Presidente
do Conselho de Transporte do DER
Assunto: Solicitação
Em nossa reunião do dia 06 de dezembro de
2015 às 19:00 horas, realizada na Casa de Apoio de Nova Contagem, tendo como
pauta além da Seg. Pública, o assunto principal foi o transporte coletivo. Como
convidado para responder as perguntas dos presentes, a Viação Novo Retiro
mandou dois representantes. Várias perguntas foram feitas, dentre elas porque o
transporte é tão ruim na região de Nova Contagem, com ônibus velhos, muitos em
péssima condição de uso, ônibus superlotados tanto em horários de pico, quanto
a linha que faz Nova Contagem / BH andam lotados em qualquer horário, com os
passageiros andando a pe durante o percurso por quase uma hora e muitas das
vezes até mais de uma hora. Sendo assim este Consep gostaria de obter as
seguintes respostas para que na próxima reunião possa repassa-las para os
usuários.
Perguntas:
1º) Quantos ônibus da Viação Novo Retiro na
realidade circulam dentro de Contagem saindo da região de Nova Contagem e
vice-versa;
2º) Quantos ônibus da Viação Novo Retiro na
realidade circulam saindo ou entrando da região de Nova Contagem para o centro
de Belo Horizonte;
3º) Segundo os representantes da N.R o DER é
o responsável pela quantidade de ônibus por dia a circular em Nova Contagem e
essa decisão é feita através da quantidade de pessoas a passar pela catraca,
baseado nessa resposta nossa pergunta é, porque todos os ônibus principalmente
em horário de pico só sai superlotado, não seriam insuficientes?;
4º) Como se da o aumento das passagens dos
ônibus que servem a região de nova contagem, em que se baseia?;
5º) De quem é a responsabilidade ou existe
alguma lei que determina que os motoristas devam dirigir e cobrar as passagens
ao mesmo tempo, pois as reclamações são de em horário de pico os usuários quase
sempre chegam atrasados em seus serviços, primeiro a rasão pode ser devido
alguns motoristas ficarem 05 minutos e as vezes até mais parados em cada ponto para cobrar
as passagens devido grande quantidades de pessoas, segundo que além do tempo
que ficam parados nos pontos, as vezes pegam congestionamentos entre o bairro
praia e o viaduto do 18º BPM;
6º) Qual a data da assinatura de concessão da
empresa para explorar o transporte da região, quando vence, qual a data da
próxima concessão, se há possibilidade de se fazer concessão com outras
empresas concorrentes para explorar o transporte da região de Nova Contagem ou
como trocar de empresa, caso negativo por qual razão;
7º) A possibilidade de aumentar o número de
ônibus nos finais de semana saindo e entrando nos bairros, Tupã, Icaivera
(Contagem) e Tropeiro, pois os moradores desses bairros reclamam da ausência ou
quase nenhum ônibus nos finais de semana.
Esperando uma resposta positiva para as
perguntas acima formuladas, renovo os protestos de estima e consideração,
estando este Consep a inteira disposição.
Luiz Fernando da Silva
(Cabo Fernando)
Presidente
Resposta do DER em 07/01/2016
Sr. Luiz Fernando da Silva
Rua VL-7, 257
Bairro Nova Contagem
Contagem/MG - CEP 32050310
Belo Horizonte, 7 de janeiro de 2016.
Prezado Senhor,
Em atenção à manifestação encaminhada em 04/01/2016 e inscrita sob o Registro
de Ocorrência nº 56/2016, informamos que a solicitações foram repassadas à
diretoria técnica competente da Secretaria de Estado de Transportes e
Obras Públicas (SETOP) / Superintendência de Transporte Metropolitano,
tendo em vista o gerenciamento do transporte metropolitano da RMBH
encontrar-se sob a sua jurisdição, inclusive criação de linha e/ou alteração
de itinerário e de quadro de horários (em função do Decreto nº 45785 de 29/11/2011).
Informamos, na opurtunidade, que o retorno será enviado, tão logo aquela área
preste as informações relacionadas.
de Ocorrência nº 56/2016, informamos que a solicitações foram repassadas à
diretoria técnica competente da Secretaria de Estado de Transportes e
Obras Públicas (SETOP) / Superintendência de Transporte Metropolitano,
tendo em vista o gerenciamento do transporte metropolitano da RMBH
encontrar-se sob a sua jurisdição, inclusive criação de linha e/ou alteração
de itinerário e de quadro de horários (em função do Decreto nº 45785 de 29/11/2011).
Informamos, na opurtunidade, que o retorno será enviado, tão logo aquela área
preste as informações relacionadas.
Atenciosamente,
ASSESSORIA DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO
O envio desta mensagem é automático e não é necessário respondê-la.
Atenciosamente,
ASSESSORIA DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO
atendimento@der.mg.gov.br
DER/MG.
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