DIREITOS HUMANOS PARA AS PESSOAS DE BEM, CADEIA PARA OS BANDIDOS

DIREITOS HUMANOS PARA AS PESSOAS DE BEM, CADEIA PARA OS BANDIDOS

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Esplanada será fechada para veículos de hoje até o domingo

Circulação é restrita em função da votação do processo de impeachment da presidente Dilma

Grades foram instaladas em torno da Câmara para garantir a segurança dos parlamentares14.04.2016/FELIPE O RESENDE/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
R7
A Esplanada dos Ministérios terá um esquema especial de trânsito e segurança à meia-noite (0h) desta sexta-feira (15). A partir desse horário, veículos não vão circular pela Esplanada dos Ministérios. O acesso será feito pelas vias laterais, paralelas à Esplanada — N2 e S2.
Desde o último fim de semana, um muro divide o espaço de manifestantes. Por decisão do GDF (Governo do Distrito Federal), os protestos não poderão avançar pelo gramado do Congresso e nem sobre a Praça dos Três Poderes. Apesar dessa decisão, o ‘muro’ segue até o espelho d’água do prédio do Congresso.
Os bloqueios irão acontecer porque se espera um alto número de manifestantes pró e contra o impeachment já a partir desta sexta, para quando está marcada a primeira sessão de apreciação do impeachment, às 8h55. A votação do impeachment irá acontecer às 14h de domingo (17).

Tanto organizadores dos movimentos quanto as forças de segurança do DF acreditam que o número pode chegar a 300 mil manifestantes. O efetivo das forças de segurança não foi divulgado, mas pode chegar a 10 mil, entre os que ficam no local e os que ficam prontidão nos quarteis.
Brasília já está tomada de acampamentos desde o início da semana, principalmente movimentos pró-governo. Os acampamentos acontecem no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, com 2.000 pessoas a favor de Dilma, e no pavilhão do Parque da Cidade, com 25 acampados a favor do impeachment. Dezenas de ônibus estão estacionados na região do parque e Estádio Mané Garrincha.
De acordo com apuração da Record Brasília, os movimentos acampados recebem apoio financeiro de políticos e por meio das redes sociais.
Na tarde de quarta (13), um protesto pró-governo fechou as vias perto da Esplanada e deu um nó no trânsito.
Na Esplanada, os pró impeachment ficarão do lado sul. O ponto de concentração será o Museu da República. Eles estão acampados no Parque da Cidade justamente por isso. Os contra impeachment vão ficar do lado Norte. Estão acampados no Nilson Nelson e vão se concentrar no estacionamento do Teatro Nacional.
Os manifestantes vão poder estacionar os carros nos anexos da esplanada, mas só podem estacionar no lado reservado ao grupo que pertence.
Trio elétricos estão proibidos de circular na Esplanada, mas poderão ficar no ponto de concentração de cada grupo. Serão permitidos apenas dois carros de som, que serão acompanhados por policiais para evitar gritos de guerra. O governo pede que apenas orientações sejam feitas.
Bonecos infláveis haviam sido proibidos, mas foram autorizados após negociação do GDF com grupos de protestantes. O GDF pede que crianças e idosos não participem dos protestos.
Telão
O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) defendeu a colocação de telões na frente do Congresso para que a população pudesse acompanhar a votação. Ele também defendia que os manifestantes pudessem chegar até o gramado do Congresso. Mas o GDF vetou a colocação de telões e manteve restrita a circulação na frente do prédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário