DIREITOS HUMANOS PARA AS PESSOAS DE BEM, CADEIA PARA OS BANDIDOS

DIREITOS HUMANOS PARA AS PESSOAS DE BEM, CADEIA PARA OS BANDIDOS

terça-feira, 22 de março de 2016

Ministro que suspendeu nomeação de Lula é aplaudido em restaurante em Brasília

Gilmar Mendes foi aclamado por clientes que jantavam na Trattoria da Rosario

O ministro Gilmar Mendes suspendeu a posse de Lula na sexta-feiraNelson Jr./24.11.2015/SCO/STF
R7
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes foi aplaudido ao deixar a mesa em que jantava na noite deste sábado (19) no Restaurante Trattoria da Rosario, no Lago Sul, em Brasília. Os aplausos aconteceram um dia depois de Mendes suspender a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil.
Até se levantar da mesa para ir embora, o ministro Gilmar Mendes havia passado despercebido entre os clientes do restaurante, que estava cheio. Acompanhado da família e de amigos, comeu um peixe grelhado com ervas, aspargos frescos e grana padano gratinado.

Fachada do restaurante onde Gilmar Mendes foi aplaudidoR7
A Trattoria da Rosario é um reduto de políticos, empresários e advogados na capital. Luiz Estevão, Moreira Franco, Paulo Octavio e Renan Calheiros são alguns de seus clientes frequentes. A presidente Dilma Rousseff também era vista no local quando era ministra-chefe da Casa Civil. 

O restaurante é comandado pelo napolitano Rosario Tessier, especialista em receitas clássicas de diferentes regiões da Itália. Ocupa duas lojas de uma quadra comercial do bairro Lago Sul, zona residencial nobre que abriga mansões, embaixadas e residências oficiais de ministros na área conhecida como Península dos Ministros. Um jantar com vinho e sobremesa na Trattoria custa cerca de R$ 200 por pessoa, se o cliente for comedido na escolha da bebida. 

Até a virada do século, o restaurante Piantella, na Asa Sul, era famoso por ser o ponto de encontro de políticos em Brasília. Circula em Brasília a história que foi de lá que Ulysses Guimarães discutiu e costurou grande parte do texto da Constituição de 1988, já que o restaurante era o preferido do ‘Dr. Ulysses’ e preserva até hoje a mesa em que ele sentava, em uma sala reservada com espaço para 25 pessoas.

O Piantella ainda funciona em Brasília, mas não é mais o único restaurante escolhido pelos políticos, que também frequentam a Trattoria da Rosario, aberto em 2003 no Lago Sul, e o Gero, no Lago Norte, inaugurado em 2010. Recentemente, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, comprou a metade do Piantella que ainda estava nas mãos do fundador do restaurante, o mineiro Márcio Aurélio Costa. Os valores da transação não foram divulgados. 

Decisão de Mendes
O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu na sexta-feira (18) a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil. A decisão estabelece ainda que o processo do petista seja julgado por Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato em primeira instância.
A decisão agora precisa ser apreciada pelo plenário do STF, composto por 11 ministros. A próxima reunião do pleno está marcada para depois da Páscoa. 
Para ganhar tempo, a defesa do ex-presidente Lula entrou com um Habeas Corpus no Supremo para tentar barrar a decisão de Mendes e garantir a posse. A decisão do habeas corpus está nas mãos do ministro Edson Fachin. Lula é o apontado como o principal articulador do governo na Comissão de Impeachment, que tem hoje a sua segunda sessão. A presidente Dilma tem dez sessões para apresentar a sua defesa. 
A decisão de Mendes na sexta-feira se manifestou em favor dos mandados de segurança dos partidos PSDB e PPS. Os partidos indicaram que Lula havia tomado posse para ser julgado apenas pelo Supremo.
Na decisão, Mendes cita as conversas telefônicas de Lula interceptadas pela PF (Polícia Federal), entre elas a que a presidente diz que enviará o termo de posse do ministério ao antecessor para que use "em caso de necessidade", e argumenta que o ex-presidente foi nomeado para evitar sua prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário